Notícias › 03/10/2017

Um giro pela festa em Canindé

FESTEJOS“Irmãs e irmãos, Paroquianos e Romeiros de São Francisco das Chagas, ‘O Senhor lhes dê a Paz!'”

Festa de São Francisco das Chagas deste ano se reveste de um significado todo especial, pois além de estarmos celebrando os duzentos anos de criação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, também celebramos o centenário da consagração de nossa matriz como Santuário.

São Francisco era um homem feliz por ser filho desta Igreja de Jesus Cristo.

Toda sua vida foi seguir Jesus e testemunhá-Lo, vivendo uma vida humilde, comprometida com os pobres e enfermos, dando sentido à vida de muita gente que não tinha mais sentido para viver e cuidado com carinho de tudo o que Deus criou, pois era grande seu amor pela criação.

O tema da festa deste ano – FRANCISCO, RESTAURA A MINHA IGREJA! –, é uma tarefa e um compromisso nosso, frades, religiosos e religiosos, leigos e leigas engajados, de fortalecer a vida eclesial dos romeiros e romeiras de São Francisco. Quem vem a Canindé e faz uma experiência de Deus com São Francisco, volta para seu lugar de origem mais católico, mais disposto a ser um cristão engajado em sua comunidade eclesial, mais comprometido com a vida, com a justiça e a paz. É o que nos inspira e nos ensina São Francisco ainda hoje.

É a grande e principal missão da Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé!

A Fraternidade Franciscana de Canindé,
Frei Marconi Lins de Araújo, OFM – Pároco e Reitor do Santuário.

PROGRAMAÇÃO – http://www.ofmscj.com.br/?p=6550

 


02/Outubro – Celebração da tradicional Missa dos Vaqueiros

Aconteceu hoje (30) pela manhã, em Canindé, a tradicional Missa dos Vaqueiros. Celebrada pelo pároco da Paróquia de São José, Padre Roberto Reinaldo, a missa ocorreu no Parque de Exposição da cidade, após a cavalgada realizada pelos vaqueiros que saiu da Estátua de São Francisco das Chagas em direção ao local da celebração.

Vaqueiros participam de missa dedicada

Há décadas a Missa dos Vaqueiros integra a programação da Festa de São Francisco das Chagas. O vaqueiro é um símbolo da cultura cearense e da devoção dos homens e mulheres sertanejos ao santo. Durante a celebração, é possível encontrar vaqueiros de todas as idades, o que representa a transmissão da tradição entre as gerações.

O Santuário de São Francisco das Chagas espera que essa figura da cultura cearense mantenha-se viva e atual, para que muita celebrações como essa continuem a acontecer todos os anos.

 

Colaborou com texto: Monique Lessa
Fotos: Marcelo Moreno

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

 Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/10/02/celebracao-da-tradicional-missa-dos-vaqueiros/


01/Outubro – Sétima noite de novena a São Francisco leva multidão a Praça dos Romeiros

Romeiros vindos de todos os lugares, em especial, do Maranhão, estado homenageado de hoje (01), lotaram mais uma noite de novena na Praça dos Romeiros.

A noite foi marcada por apresentação de jovens da comissão paroquial da juventude e demais grupos acerca do subtema: “São Francisco tinha um grande amor à Mãe do Senhor”, retratando a Igreja da Porciúncula, a Virgem Maria, a qual Francisco de Assis tinha devoção e os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida.

Irmã Nila Soares, SIMC.

Irmã Nila Soares, SMIC – Provincial das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, de Belém, no Pará, foi a pregadora da noite. Durante sua reflexão, ressaltou que os romeiros devem buscar uma vida de simplicidade, de pobreza e desapego.

Irmã Nila finaliza lembrando uma frase que São Francisco dizia: “Nada deve nos prender a esse mundo, porquê nele somos passageiros, demos buscar as coisas do alto.”

 

A responsabilidade ficou com a comissão paroquial da juventude, pastoral vocacional e com o grupo de cântico São Tarcísio.

Colaborou com texto: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

 Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/10/01/setima-noite-de-novena-a-sao-francisco-leva-multidao-a-praca-dos-romeiros/


01/Outubro – Multidão de fiéis participam da sexta noite do novenário do Santo das Chagas

Dom Frei Beto Breis, Ofm.

Milhares de romeiros do Ceará e de todo o Nordeste, especialmente do Piauí e Maranhão lotaram a Praça dos Romeiros hoje, sábado (30), para celebrar a sexta novena em louvor a São Francisco das Chagas.

A noite foi sob a responsabilidade da catequese, batismo e crisma, onde membros participaram da procissão da Palavra. Os estados homenageados foram Acre e Tocantins. O grupo Santa Clara animou a novena.

D. Frei Carlos Alberto Breis (OFM), Bispo da Diocese de Juazeiro, Bahia foi o pregador da noite, onde refletiu acerca do subtema: “São Francisco: um homem eucarístico.”

O Bispo, em sua homilia, falou da importância da eucaristia na vida de Francisco de Assis, em que o mesmo nos deixa com a missão de fazer da eucaristia um projeto de vida.

D. Frei Carlos Alberto ainda deu ênfase sobre a crise: “vivemos em uma crise econômica e política que ameaça os direitos dos mais pobres, porém, essa crise tem como raiz um crise muito mais profunda: a crise da ética e dos valores.”

Nesta sexta novena, foi feita a primeira coleta que será destinada à Pastoral Vocacional. No domingo e na segunda-feira feira também haverá.

Colaborou com texto: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/10/01/multidao-de-fieis-participam-da-sexta-noite-do-novenario-do-santo-das-chagas/


01/Outubro – Celebrada quinta noite de novena a São Francisco em Canindé

Nesta sexta-feira (29), quinta noite de novena em preparação para o dia de São Francisco foi celebrada, onde multidão de romeiros e paroquianos lotaram a Praça dos Romeiros e também a procissão.

Pe. Marcelo Marques Santana, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Recife, Pernambuco, foi o pregador da noite, refletindo o subtema: ” O Senhor me deu irmãos para encher a terra com o Evangelho de Cristo.”

O pároco da cidade de Tejipió deixou uma forte reflexão sobre as Sagradas Escrituras. “O Evangelho de Cristo precisa gritar nas nossas vidas, precisa falar através das atitudes”, disse.

Por fim, Pe. Marcelo ainda diz: “Quando o Painel de São Francisco passar entre nós, possamos fixar nossos olhos no Irmão das Chagas, pedindo a graça a graça da fraternidade e do amor para superar desavenças e tudo que nos separa de viver em unidade.”

A noite foi dedicada aos estados do Pará e Amazonas. Os responsáveis foram Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Catequese Matrimonial. Os cânticos ficaram na responsabilidade do grupo São José.

Colaborou com texto: Verlania Lima

 Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/10/01/celebrada-quinta-noite-de-novena-a-sao-francisco-em-caninde/


29/Setembro – Comunidades participam de 4ª noite de novena

“Viver o Evangelho é a vida de São Francisco” foi subtema de hoje, quarta-feira (28), quarta noite de novena dedicada a São Francisco das Chagas.

 

 

Mesmo com o número ainda reduzido de romeiros, a Praça dos Romeiros, local onde acontece às nov
enas, se encontrava repleta de devotos e paroquianos para celebrar mais um dia do novenário.

Antes da saída da procissão com o Painel, na Basílica, o pároco da fraternidade de Canindé deu boas vindas ao Bispo da Diocese do Crato, D. Gilberto Pastana, que estava acompanhado do Padre Cícero José.

D. Gilberto, pregador da noite, fez comentário ao pedido do Papa Francisco, que pede uma igreja em saída. O Bispo, ao final da homilia, pediu para que nós possamos ir ao encontro dos nossos irmãos, restaurando assim, nossa vida, nossa igreja.

A Pastoral do Dízimo, Conselho de Pastoral Paroquial – CPP, e Conselhos de Pastorais das Comunidades – CPCs foram os responsáveis. Animou a novena, o grupo de cântico Gênesis e a Paraíba e Rio Grande do Norte foram os estados homenageados.

colaborou com texto: Verlenia Lima

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/09/29/comunidades-participam-de-4a-noite-de-novena/


28/Setembro – 3ª noite de novena é celebrada em Canindé

Foto: Marcelo Moreno

Foi realizada mais uma novena em preparação ao dia de São Francisco. A noite foi dedicada aos estados de Pernambuco e Alagoas, sob a responsabilidade dos Ministros Extraordinários da Palavra – MEP, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC, Terço dos Homens e Comunidade Católica Shalom e animou a noite, o grupo Irmão Sol.

Romeiros e paroquianos, mais uma vez, aguardavam ansiosamente a chegada do Painel de São Francisco, anunciada pelo animador do novenário, Frei Jonaldo Adelino (OFM), emocionando a todos.

A pregação foi feita por Pe. Dimas Gonçalves, Vigário Episcopal da Região Sertão São Francisco das Chagas, que durante a homilia, falou da vida de São Francisco, que se fez servo verdadeiro em louvor ao Deus Altíssimo.

“O romeiro que vem para Canindé, sai fortalecido na fé”, afirma o padre, que finalizou pedindo a paz no mundo, cantando a oração de São Francisco, junto com fiéis na Praça dos Romeiros.

Colaborou com texto: Verlenia Lima

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

27/Setembro – Devotos participam de segunda noite de novena a São Francisco

Foto: Marcelo Moreno

A segunda noite de novena a São Francisco, nesta terça-feira (26), contou com a presença de milhares de devotos de diferentes partes do Brasil e romeiros de Canindé. A programação homenageou os estados da Bahia e Sergipe e a condução foi feita pela Casa do Povo, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança e o grupo de cântico filhos da misericórdia.

A partir do subtema da noite, Pe. Carlos Alberto, vigário da área pastoral São Pedro, deixou uma belíssima mensagem aos fiéis que se encontravam no anfiteatro.
“A lepra representa essa triste realidade em que nós vivemos ainda hoje, em pleno século XXI, a lepra que conduz uma sociedade cruel, uma sociedade marcada pela violência, atos desonestos, pela corrupção, orgulho, vaidade, egoísmo, individualismo e da busca dos interesses.” ressalta Pe. Carlos.
Ainda cita o Papa Francisco acerca da verdadeira evangelização, a evangelização que vai ao encontro do próximo, que chegue nas periferias e em todos os lugares.

“Nós que moramos em Canindé temos uma grande responsabilidade: acolher os irmãos romeiros que vêm até Canindé. Não aceite ver uma pessoa de Canindé explorando o romeiro não, não aceite!”, finaliza o vigário.

No término da novena, Frei Jonaldo Adelino (OFM), ressaltou os 94 anos da presença dos frades franciscanos da Província em Canindé e sobre o despertar vocacional. Lembrou ainda da coleta que acontecerá dia 30 de setembro, 01 e 02 de outubro na Praça dos Romeiros que será destinada a Pastoral Vocacional.

Sobre o subtema:

“Eu tive misericórdia dos leprosos, diz São Francisco. ”
Junto com o chamado da cruz, na igreja de São Damião, o beijo de Francisco no leproso foi o começo de uma grande história. Inconformado com as imposições de uma sociedade que vivenciava as batalhas medievais, o filho do rico comerciante Pietro di Bernardone, decidiu desprezar a sua herança e dedicar-se aos pobres. São Francisco enxergou naquele leproso as chagas do Crucificado, abandonado até pelos Seus, e beijando-o não só lhe deu consolo, mas encontrou o consolo para sua inquietude. Num mundo moderno chagado pela opressão, pela pobreza e exclusão, precisamos ser hoje Francisco de Assis e do mundo, que acolhe o oprimido com um beijo de amor.

Colaborou com texto: Verlenia Lima

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.


25/Setembro – Multidão participa da primeira noite de Novena a São Francisco

Aconteceu nesta segunda-feira (25), a primeira novena em louvor a São Francisco das Chagas, na Praça dos Romeiros. “São Francisco, homem católico e apostólico” foi o subtema da noite, os responsáveis foram as escolas municipais, estaduais e particulares, grupo de cântico São Braz e o Ceará como estado homenageado.

Após a procissão do painel, que saiu da Basílica as 17h30, uma verdadeira multidão de devotos se reuniram na Praça dos Romeiros para a primeira noite de novena no segundo dia de festa. A acolhida foi feita pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Marconi Lins (OFM).

Refletiu o subtema, o ministro provincial Frei João Amilton (OFM), que saudou romeiros, frades, escolas e vocacionados.
Em suas palavras, afirmou que Francisco mergulhou na vida dos pobres e da igreja como sinal de transformação.
“Vamos sair daqui fazendo nossa caminhada como cristãos, animando nossos grupos, nossas paróquias, nossas pastorais para que possamos desfrutar uma vida mais justa, humana e fraterna”, finaliza Frei Amilton.

A novena também foi marcada por manifestação de professores da rede municipal que se encontram de greve, onde Frei Jonaldo Adelino (OFM), animador oficial do novenário, fez uma prece para que professores e alunos sejam mais valorizados no seu trabalho e na sua missão.

Colaborou com texto: Verlenia Lima

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom

Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/09/25/multidao-participa-da-primeira-noite-de-novena-a-sao-francisco/


24/Setembro – Painel de São Francisco sai em procissão no primeiro dia de festejo

Logo após a Santa Missa das 16h, na Quadra da Gruta, romeiros e devotos aguardavam o Painel de São Francisco para o primeiro dia de caminhada.

Na oportunidade, Frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário, saudou romeiros e falou da importância do Painel, que neste ano, comemora 127 anos.

Foi perceptível a alegria e emoção de romeiros e canindeenses em celebrar mais uma Festa em louvor ao santo dos pobres e humildes no ano em que a paróquia de São Francisco celebra seu bicentenário.

Colaborou com texto: Verlenia Lima

 

Abertura dos Festejos

Às 3 horas desse domingo (24), uma grande multidão já estava à espera e outras centenas de pessoas continuavam chegando. São Franciscos e Franciscas que não temem a jornada e de qualquer maneira vem ver São Francisco. Caminharam vários quilômetros ou dormiram no chão a céu aberto em um gesto de humildade e gratidão ao santo protetor. O início das comemorações da Festa de São Francisco, em Canindé, foi marcado mais uma vez pela fé e devoção dos fiéis.

Antes da celebração, as mãos disputavam espaços em meio ao tecido santo. Nem mesmo o cansaço da madrugada, acomodou os fiéis, que fizeram questão de permanecer junto ao símbolo de fé e devoção do povo nordestino. Muitos rezaram e agradecerem e muitos choraram. Tudo para estar perto da bandeira franciscana que permanece hasteada até o dia 4 de outubro. Ao amanhecer de hoje, quando teve início à edição 2017 da Romaria de São Francisco das Chagas, em Canindé, a 126 km de Fortaleza.

Por volta das 4h da manhã, os frades franciscanos deixaram o interior da Basílica em direção ao altar e deram início à cerimônia. O pároco de Canindé, Frei Marconi Lins. Houve o hasteamento das três bandeiras (Brasil, Canindé e São Francisco), enquanto a banda da cidade do maestro J. Ratinho tocava os hinos de louvores.

Recepcionados na Praça da Basílica pela banda Vozes do Santuário, os peregrinos aguardavam o início da missa que daria assim o anúncio aos dez dias de homenagens ao santo que em vida imitou Jesus Cristo e se tornou o espírita mais evoluído da história.

O primeiro momento de demonstrar o apego a São Francisco das Chagas, antes da celebração eucarística foi o hasteamento da bandeira do santo, acompanhada das bandeiras de Canindé e do Brasil. Vários romeiros tentavam a todo custo beijar ou, pelo menos, tocar no tecido, em uma manifestação apaixonada de oração ao santo protetor. “É muito amor que tenho por São Francisco. Ele já realizou muitas bênçãos na minha vida e eu preciso agradecer a ele por tudo”, declara Maria Alice Frota, 43 anos, dona de casa, após um rápido toque na bandeira.

Colaborou com texto: Antônio Carlos Alves.

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

Fonte: http://festadesaofrancisco.com/2017/09/24/painel-de-sao-francisco-sai-em-procissao-no-primeiro-dia-de-festejo/

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com