Notícias › 24/08/2018

Tudo pronto para o Capítulo Nacional da OFS do Brasil em Salvador

Para avaliar a caminhada dos últimos três anos e eleger o novo Conselho para o triênio 2018-2021, os representantes dos Regionais da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS) – conhecida como Ordem Terceira – espalhados por todo Brasil, estarão reunidos na capital baiana nos dias 24 a 26 de agosto, no CTL-Centro de Treinamento de Lideres da Arquidiocese de São Salvador, em Itapoã.

O evento começa às 7 horas da manhã do dia 24 com a celebração Presidida por Frei Liomar Pereira da Silva, OFMCap, Ministro Provincial dos Capuchinhos de Bahia e Sergipe. O Regional anfitrião é, justamente, o Regional da OFS Nordeste B3, compreendendo os estados de Bahia e Sergipe, que a mais de um ano vem preparando a infraestrutura da Assembleia Nacional Eletiva, internamente chamada de Capítulo Nacional Eletivo. Para a validade desse capítulo estará presente dois representantes do Conselho Internacional da OFS, Um represente do Ministro Internacional e um Frade Assistente Internacional.

O Capítulo receberá aproximadamente oitenta membros que irão avaliar o relatório do Conselho cessante. Além disso, conforme afirma o Ministro Nacional, Vanderlei Suélio, será também “para discutir os caminhos e o protagonismo dos Franciscanos Seculares diante das dificuldads do Brasil e do mundo atual, com o intuíto de estar em conformidade com o que pede o Papa Francisco, para uma Igreja em saíde, no nosso caso uma Ordem em sáida, atenta a realidade em cada Fraternidade Local”. O ministro acrescenta que o evento também servirá para tratar sobre os preparativos da comemoração dos 800 anos da primeira Regra e Vida aprovada pela Igreja para a OFS.

Serão eleitos nesse Capítulo o Ministro Nacional, o Vice-Ministro, o Coordenador de Formação, o Tesoureiro, o Secretário, o Assessor Jurídico e os quatro Coordenadores de Área, pois, pela dimensão do Brasil, a OFS é dividida em quatro áreas. O Capítulo poderá eleger o Coordenador Nacional de Comunicação ou liberar para a posterior indicação do novo Conselho, juntamente com o Coordenador do SEI-Serviço de Enfermos e Idosos e a Coordenação do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Ainda integram o Conselho Nacional os Assistente Espirituais, indicados pelos províncias de cada obediência dos frades da Primeira Ordem (Menor, Capuchino, Conventual e da TOR-Terceira Ordem Regular).

História

No Brasil, a OFS historicamente está ligada aos Frades da primeira Ordem e abrange todo o território nacional. Ela está organizada em dezesseis Regiões, com cerca de 582 Fraternidades, e aproximadamente 16.000 Franciscanos Seculares em todo o país. No mundo a OFS está presente em 72 países com cerca de 430.000 Franciscanos Seculares Professos e mais de 50.000 inscritos na Juventude Franciscana (JUFRA) presentes em mais de cem países nos cinco continentes.

A Ordem Franciscana Secular (OFS) foi fundada por São Francisco de Assis, em 1212, quando também nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas). A OFS (conhecida como Ordem Terceira), pois a primeira é a dos Frades e a segunda a das Clarissa, reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta “Ordem Terceira” foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.

Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que Francisco aceitou na OFS daquele tempo. Mas eles não são considerados os patronos da Ordem e, sim, um rei e uma rainha, que se fizeram pobres por amor a Cristo: São Luís IX, rei da França, e Santa Isabel da Hungria.

Segundo definição do Papa João Paulo II, a Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical.

Fonte Histórica: www.franciscanos.org.br

Outras informações: (79) 98827.5092 com o Coordenador Nacional de Comunicação: Edmilson Brito

Disponível em: http://ofs.org.br/noticias/item/1575-tuto-pronto-para-o-capitulo-nacional-da-ofs-do-brasil-em-salvador

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.