Notícias › 25/04/2018

Solidariedade missionária da Igreja no Brasil à formação de padres no Timor-Leste

(CNBB/Vatican News) – Há 16 anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem um projeto de parceria com o Timor-Leste. Trata-se de uma ajuda para manter o trabalho missionário nesse país, de forma que as ações pastorais, sociais e de amparo ao povo timorense continuem. O projeto chegou ao fim, mas teve início outro passo importante – o de ajudar padres locais a terem formação e especialização para que não seja mais necessário o envio de professores estrangeiros.

O presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias viajou para o país com o objetivo de acompanhar de perto a implementação dessa possibilidade. “O passo agora é para que padres do Timor-Leste possam ter a sua formação, especialização, mestrado e doutorado e não precisemos mais enviar professores, mas dar autonomia para que eles tenham essa possibilidade de assumir por eles mesmos esse trabalho de formação de padres no Timor-Leste”, afirma o bispo.

Dom Esmeraldo explica que a CNBB está fazendo uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que irá oferecer gratuitamente todo o curso de mestrado e doutorado para essa formação. “Estou em nome da CNBB, vou visitar as três dioceses do Timor-Leste, me encontrar com seminaristas, professores, com os três bispos e vê como esse povo está enfrentando essa realidade e se a CNBB pode ajudar em mais algum ponto”, enfatiza.

Atualmente já existem dois professores que concluíram o mestrado, por meio da formação da PUC-PR e outros dois que ainda estão em fase de conclusão do doutorado. “Acho que isso é muito importante e por isso que o Timor-Leste está com muita esperança nessa visita”, finaliza dom Esmeraldo.

 

Fonte: http://www.cnbb.org.br/solidariedade-dom-esmeraldo-visita-timor-leste/

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.