FFB Twitter Facebook Youtube webmail

As condolências de Frei Éderson Queiroz, OFMCap, ao Dom Paulo Evaristo Arns

Brasília, 16 de dezembro de 2016

Irmãos e Irmãs,

A Conferência da Família Franciscana do Brasil CFFB, unida à Província Franciscana da Imaculada Conceição e a Arquidiocese de São Paulo, canta os louvores do Senhor pela Irmã Morte, a irmã morte corporal, que introduziu na alegria da Ressurreição, nosso confrade e bom pastor Dom Paulo Evaristo Arns.

Frei Paulo, digno filho de São Francisco de Assis, deixou-nos um rastro de fidelidade a Deus, à Igreja, aos pobres. Sua vida franciscana o mergulhou na realidade da grande cidade de São Paulo. Tornou-se voz dos sem voz, sobretudo daqueles que foram perseguidos pela ditadura militar. Fez do púlpito sua arma pela paz, e, como um pai, bradava pela vida de seus filhos, tragados pela malícia de um sistema perverso.

Como seguidor do Poverello de Assis, deu a vida pelos pobres, por isso tornou-se conhecido como o cardeal das periferias, cardeal dos operários, o cardeal do Vaticano II, o cardeal do diálogo inter religioso, o cardeal franciscano!

Sua vida simples e próxima dos simples, irradiava ternura e alegria, próprias de quem vivia sob signo da esperança. De Esperança em Esperança, foi mais do que seu lema episcopal, foi uma maneira de estar na vida, irradiando confiança de quem acreditava que, para além da escuridão da noite, lindo seria o nascer de um novo dia.

Hoje, um sentimento de orfandade toma o nosso coração; o filho de Francisco levou consigo muitos segredos. Sobretudo os segredos dos pobres, as lágrimas das mães, a rebeldia da juventude, o sonho de nova Pátria e os introduziu nos céus, junto do trono do Cordeiro.

Podemos imagina-lo como o Anjo da Igreja da Paulicéia, dizendo: Amém, Amém! Vêm, Senhor Jesus!

 

Frei Ederson Queiroz, OFMCap,
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB

SRLRN 709 Bloco: B Entrada 11/Brasilia - DF - CEP: 70.750-512 Tel: 61 3349-0157 - Fax: 3349-0156
© 2017 - FFB Familia Franciscana do Brasil - Todos os direitos reservados