Espiritualidade › 15/05/2018

Segunda-feira de Pentecostes: a partir de agora, uma nova festa mariana!

Com um Decreto publicado no sábado, 3 de março de 2018, pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória (1) da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória será celebrada, todos os anos, na Segunda-feira depois de Pentecostes.

Tal decisão de Roma é muito importante. É a primeira vez que a Igreja instaura, oficialmente, uma festa da Virgem Maria como Mãe da Igreja, desde que o Papa Paulo VI, no Concílio Vaticano II, acrescentara à constituição dogmática Lumen gentium, um parágrafo declarando a “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja”. Desde então, para celebrar Maria, Mãe da Igreja, havia, apenas a possibilidade de missas votivas, ou seja, “dedicadas a intenções particulares”.

Ao assinar este decreto, o Papa Francisco deu um forte destaque à maternidade de Maria para toda a Igreja, quer seja a Igreja ministerial (consagrados religiosos e ordenados), ou o conjunto dos leigos do povo de Deus.

Fonte: radiovaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com