Notícias › 27/04/2018

Santuário Nacional de Aparecida lança projeto de reflorestamento de 248 hectares de Mata Atlântica

O evento aconteceu no Centro de Reuniões Santo Afonfo de Ligório, na Cidade do Romeiro, e contou com a presença do administrador ecônomo do Santuário Nacional, missionário redentorista, padre Daniel Antônio, do professor da Universidade de Taubaté, Celso Catelani, da diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, do responsável pelas ações do SOS Mata Atlântica no Vale do Paraíba, Rafael Fernandes, do responsável pelas ações de oportunidade de restauração florestal no Vale do Paraíba e também fundação SOS Mata Atlântica, Olavo Garrido, da Equipe administrativa do SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani e do gestor de áreas verdes do Santuário, Washington Agueda.

Durante a Cerimônia o ecônomo do Santuário acolheu os presentes e frisou a significativa parceria com o SOS Mata Atlântica em atenção ao cuidado com a Casa Comum, afirmando que esse é um deve de todo o cristão, já que foi uma tarefa atribuída por Deus ao homem.

“Deus criou o homem e lhe deu uma tarefa: você é administrador de tudo isso que eu criei. Na concepção cristão a gente já entende que tudo isso é parte de um todo, não existe natureza e ser humano, existe a grande natureza criada por Deus, a qual o ser humano faz parte. Então contribuir com a natureza, contribuir com o cuidado com esse meio ambiente é contribuir consigo mesmo, é contribuir com a sua sobrevivência, porque a gente faz parte disso.”

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em três propriedades do Santuário com recursos da SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Até 2021, mais de R$ 9 milhões serão investidos no Projeto.

“As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté. As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos“, afirma Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.

Fonte: http://www.a12.com/santuario/noticias/santuario-lanca-projeto-de-reflorestamento-de-248-hectares-de-mata-atlantica

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.