Notícias › 23/06/2017

Romaria do Divino Pai Eterno 2017

A Romaria do Divino Pai Eterno 2017 foi lançada, durante coletiva de imprensa com reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), Pe. Edinisio Pereira. No Cineteatro Afipe, o Missionário Redentorista falou sobre o tema deste ano “Maria: serva humilde fiel ao Pai Eterno”, bem como citou detalhes da programação prevista entre os dias 23 e junho e 2 de julho.

A Igreja Católica celebra o Ano Mariano em 2017, o que inspirou a escolha do tema, conforme explicou Pe. Edinisio: “Tendo em vista o ano que vivemos, os 300 anos do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, nós quisemos dar esse caráter bastante mariano para a Festa de Trindade, embora lembrando que a Festa é dirigida ao Pai Eterno, de onde vem a primazia da vida, de todas as coisas. Então, falar de Maria é lembrar esse contexto da pessoa humana, de Deus que convida, escolhe, capacita e conta com cada um de nós para que sejamos colaboradores Dele na obra da redenção. Ele quis contar com uma mulher, Maria, de onde veio um homem para auxiliá-lo, vindo Dele mesmo, o filho, Jesus Cristo. E ‘serva humilde’, olhamos para o centro da Teologia Mariana. O servidor é aquele que sabe o que patrão faz. Então, neste contexto até o próprio Jesus diz: ‘Não os chamo mais de servos, vos chamo de amigos’, mas Maria é aquela que se coloca em prontidão após ouvir o chamado de Deus feito a ela através do anjo. Ela se coloca em questionamento do mesmo modo que nós seres humanos sentimos no nosso coração as inquietações quando Deus nos chama à uma vocação ou função específica, mas o sim de Maria nos traz a redenção, a vida”.

Uma novidade anunciada pelo reitor foi a disponibilização do texto da Novena em Louvor ao Divino Pai Eterno aos romeiros. “Diferente dos anos anteriores, o texto estará juntamente com o Livro de Cânticos. Quem adquirir o livro poderá acompanhar. Tanto quem estiver presente aqui na Romaria, tanto os que nos acompanharem através dos meios de comunicação. Acreditamos que isso fará uma diferença muito grande na participação do romeiro, do devoto do Pai Eterno durante os nove dias de novena”, ressaltou o padre.

Outro tema abordado foi a participação da Juventude Missionária Redentorista durante os dez dias da Festa. “Sob a coordenação do Pe. Fábio Pascoal, os jovens terão presença mais efetiva na Romaria de 2017. No ano passado eles já estiveram, e neste ano estarão mais intensamente, pelo fato de que a juventude está sofrendo todas as influências da modernidade, tanto as positivas quanto as negativas, e a gente quer ressaltar a participação do jovem, ele como sendo um atuante deste processo de colaboração para que a vida aconteça e seja protegida, defendida em todas as suas dimensões, desde o nascer ao morrer de forma natural”, pontuou Pe. Edinisio.

Além da programação com alvorada festiva, as missas de hora em hora, novenas, reza do terço e as tradicionais romarias dos militares, da arquidiocese, juventude, desfile dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros, durante a Romaria 2017, o Cineteatro Afipe também será uma atração. Com início das atividades na Romaria do ano passado, o espaço dedicado à cultura, evangelização e entretenimento celebrará o primeiro ano de abertura e espera receber novamente os romeiros do Pai Eterno com uma programação especial. “Serão exibidos filmes, e programações diferenciadas de forma gratuita. Então, queremos dar esse caráter evangelizador como sempre é o objetivo do Cineteatro e o romeiro poderá participar de tudo que vamos oferecer”, comentou o reitor do Santuário.

No ano passado, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, cerca de 2,5 milhões de romeiros estiveram em Trindade durante os dez dias de Festa. “Não temos o desejo de bater recorde, mas todas as instituições que estão envolvidas na organização da Festa estão se preparando, estão mobilizadas para acolhermos o maior número de romeiros da melhor maneira possível”, concluiu o padre.

Fonte: http://paieterno.com.br/site/2017/05/23/romaria-do-divino-pai-eterno-2017-e-lancada-em-trindade/

 


 

Durante os dez dias da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, de 23 de junho a 2 de julho, o Cineteatro Afipe terá programação especial para os romeiros. Filmes, momentos de oração e apresentações culturais estão na agenda. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com antecedência. O Cineteatro Afipe é localizado de frente a Praça da Igreja Matriz de Trindade, em Goiás.

23/06 – Sexta-feira

10h: Filme – Maria de Nazaré

15h30: Filme – Terra de Maria

21h45: Programa Romaria Sertaneja, com Fábio Falcão e Pe. Edinisio Pereira (Convidados: Irmãs Freitas / Máida e Marcelo / Rauster e Danilo)

24/06 – Sábado

10h: Filme – As cartas de Madre Teresa

15h30: Música – Coral Adulto Basileu França

18h – Filme – O Menino da Porteira

25/06 – Domingo

10h: Música – Banda Sinfônica Jovem de Goiás

15h30: Música – Folia de Reis Fazenda Virador – Nova Veneza-GO

18h: Música – Banda Inclusiva Luar

21h45: Teatro – Devoção ao Divino Pai Eterno – Grupo Desencanto

26/06 – Segunda-feira

10h: Filme – Santa Bárbara

15h30: Filme – As cartas de Madre Teresa

18h: Filme – O Menino da Porteira

21h45: Filme – Fátima

27/06 – Terça-feira

10h: Filme – Santa Maria Goretti

15h30: Filme – Pedro – A Redenção

18h: Filme – Maria de Nazaré

21h45: Filme – O servo de Deus Pe. Pelágio

28/06 – Quarta-feira

10h: Filme – Fátima

15h30: Filme – Santa Maria Goretti

18h: Filme – Santa Bárbara

21h45: Música – Show de lançamento do CD da Matriz de Trindade

29/06 – Quinta-feira

10h: Filme – Terra de Maria

15h30: Filme – As cartas de Madre Teresa

18h: Teatro – Devoção ao Divino Pai Eterno – Grupo Desencanto

21h45: Dança – Quadrilhas Juninas Profissionais

30/06 – Sexta-feira

10h: Filme – O servo de Deus Pe. Pelágio

15h30: Filme – O Menino da Porteira

18h: Música – Concerto da Orquestra de Violeiros de Goiás

21h45: Programa Romaria Sertaneja, com Fábio Falcão e Pe. Edinisio Pereira (Convidados: Avaré e Jataí / Darly e Darleno / De Assis e Ronival / Zé Venâncio e Saulino)

01/07 – Sábado

10h: Filme – Santa Bárbara

15h30: Música – Coral da PUC-Goiás – Regência: Maestro Carlos Vitorino

21h45: Música – Show Pe. Natalino Martins

02/07 – Domingo

11h – Música – Grupo Cantoria – Cânticos Marianos

Fonte: http://paieterno.com.br/site/2017/06/18/cineteatro-afipe-tem-programacao-especial-na-romaria-2017/

 


 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com