Quem Somos

No Início era CEFEPAL

A partir do Concílio Vaticano II, desencadeou-se um amplo processo ou movimento de renovação na vida religiosa. Na Ordem Franciscana, este movimento gerou iniciativas em diversos países. Seguindo o exemplo da Família Franciscana de alguns países europeus, os franciscanos da América Latina procuraram meios de colocar em prática a “volta às fontes” solicitada pela Igreja. Deste modo, nasceu, em 1965, o CEFEPAL (Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina) no Chile. Em 1966, surgia também no Brasil o CEFEPAL que, no dizer de seus idealizadores, foi pensado para ser um movimento franciscano que unisse, em espírito de fraternidade, todos os franciscanos e franciscanas do Brasil, para promover a reflexão sobre o carisma e a missão franciscanos e para dar uma resposta aos desafios da Igreja latino-americana.

Hoje somos CFFB

A história, ao longo de 40 anos, exigiu um constante redimensionamento das finalidades e a criação de novos serviços que a sigla do CEFEPAL não conseguia abranger. De outro lado, esta sigla, ao ser usada para identificar o curso ou encontro anual de espiritualidade ou até mesmo a casa de encontros, já não indicava a totalidade daquilo que pretendia significar. Percebeu-se, então, que esta sigla não era mais condizente com a realidade, e que era, portanto, necessária uma reformulação que englobasse uma nova compreensão daquilo que o CEFEPAL se propunha ser e de suas finalidades e objetivos.

A Assembleia Geral de outubro de 1994 cuidou não apenas de repensar a nomenclatura, mas de tornar a estrutura mais ágil e simples. Deste modo, a FFB (Família Franciscana do Brasil) sucede ao CEFEPAL, significando o conjunto de todas as entidades associadas e os mais diversos serviços na linha da espiritualidade Francisclariana.
Com a mudança da Sede da FFB para Brasília, em 2008, o CENTRO FRANCISCANO deixou de ter sua razão de existir uma vez que toda a Programação Nacional foi descentralizada para atender às necessidades dos Regionais e foi criado, para substituí-lo a Secretaria de Coordenação Nacional que coordenará todas as atividades visando assegurar os objetivos da Entidade:

  • Desenvolver e incentivar a vivência e anúncio do Evangelho;
  • Promover a reflexão sobre a vida franciscana e seu carisma, bem como sua presença e atuação na Igreja e no mundo de hoje;
  • Estimular o conhecimento, a comunicação e a comunhão entre os diversos ramos e membros da Família Franciscana;
  • Prestar assistência espiritual franciscana aos seus membros e colaborar com entidades congêneres na linha dos ideais de Francisco e Clara de Assis;
  • Publicar e distribuir boletins, periódicos e livros que condensem os resultados de suas atividades, estudos e pesquisas;
  • Colocar-se a serviço da justiça, paz e ecologia, promovendo e valorizando a vida onde ela se encontra mais ameaçada.

Em 1994 a Assembleia Geral redimensionou as finalidades e a criação de novos serviços que a sigla CEFEPAL não conseguia abranger, por isso, criou uma nova nomenclatura: FFB (Família Franciscana do Brasil).

Significado da nova sigla: por considerar o convite de Francisco para a contemplação e respeito à natureza, foi agregado às letras, um pássaro e uma folha, no formato de um coração. O pássaro, voando para todos os recantos do Brasil, significa uma provocação à unidade em Jesus Cristo: “Pai, que todos sejam um, assim com nós também somos um” (Jo 17, 21). A folha, no bico e em forma de coração, simboliza o Centro da Espiritualidade Franciscana, que passa pelo coração, na acolhida, na misericórdia, na paz e no bem. Assim nasceu a logomarca da Família Franciscana do Brasil: FFB.

Com a implementação do Acordo Brasil e Santa Sé e a Lei que define as Organizações Religiosas e a sua organização interna e funcionamento, no Estado brasileiro, em 2015, a FFB, reunida em Assembleia, atualiza seu Estatuto com o objetivo de acrescentar à sua denominação a palavra Conferência, assumindo status de uma representatividade, de nível nacional. Diante desta nova realidade foi agregado à logomarca o C de conferência que, colocado no início, abraça a sigla anterior, simbolizando o assumir a história até aqui construída, bem como abertura às novas exigências e realidades.

A nível Latino-americano

A CFFB não está isolada na realidade da América Latina. Em todos os países latino-americanos, existem Organizações ou Centros Franciscanos com os mesmos objetivos. Todas estas Organizações ou Centros da América Latina realizam uma Assembleia Geral de três em três anos e elegem uma Coordenação Geral para maior intercâmbio e integração dos diversos Centros, visando mais à animação da vida franciscana do que propriamente à estruturação jurídica.

A CFFB mantém uma Sede Nacional como órgão coordenador dos diversos serviços que promovem e executam as atividades aprovadas pelo Conselho Diretor. A Sede Nacional é dirigida por um Coordenador/a nomeado/a pelo Conselho Diretor que é responsável pela consecução e acompanhamento de todas as atividades ligadas a Sede.

ENDEREÇO DA SEDE NACIONAL

SCLRN 709 – Bloco “B” – Entrada 11
CEP: 70.750-512 – Brasília – DF
Caixa Postal: 6208 – CEP: 70.740-971 – Brasília – DF
Tel: 61. 3349.0157
ffb@ffb.org.br

EQUIPE EXECUTIVA NACIONAL

Coordenação – Ir. Ildací Ferreira Soares, CFA
E-mail: ffb@ffb.org.br
Secretaria – Ir. Necilene Ferreira da Silva, IMC
E-mail: secretaria@ffb.org.br
Skype: secretariaffb

Tesouraria – Eduardo Galizi Canuto
E-mail: tesouraria@ffb.org.br

Horário de atendimento:

2ª a 6ª das 8h às 12h e das 13h às 17h

Significado da Logomarca: Em 1994 a Assembleia Geral redimensionou as finalidades e a criação de novos serviços que a sigla CEFEPAL não conseguia abranger, por isso, criou uma nova nomenclatura: FFB (Família Franciscana do Brasil).

Significado da nova sigla: por considerar o convite de Francisco para a contemplação e respeito à natureza, foi agregado às letras, um pássaro e uma folha, no formato de um coração. O pássaro, voando para todos os recantos do Brasil, significa uma provocação à unidade em Jesus Cristo: “Pai, que todos sejam um, assim com nós também somos um” (Jo 17, 21). A folha, no bico e em forma de coração, simboliza o Centro da Espiritualidade Franciscana, que passa pelo coração, na acolhida, na misericórdia, na paz e no bem. Assim nasceu a logomarca da Família Franciscana do Brasil: FFB.

Com a implementação do Acordo Brasil e Santa Sé e a Lei que define as Organizações Religiosas e a sua organização interna e funcionamento, no Estado brasileiro, em 2015, a FFB, reunida em Assembleia, atualiza seu Estatuto com o objetivo de acrescentar à sua denominação a palavra Conferência, assumindo status de uma representatividade, de nível nacional. Diante desta nova realidade foi agregado à logomarca o C de conferência que, colocado no início, abraça a sigla anterior, simbolizando o assumir a história até aqui construída, bem como abertura às novas exigências e realidades.

DIRETOR PRESIDENTE

Frei Éderson Queiroz, OFMCap 
Rua Cesário Alvino,455 CEP: 38.740.000 – Patrocínio – MG 
CEL: 34.9100.4141 E-mail: edq@procamig.org.br

Vice-presidente: Ir. Cleusa Aparecida Neves, CFA

  

Conselheiros:

Frei Gilson Miguel Nunes, OFMConv

Nivaldo Moreira da Silva, OFS

Mayara Ingrid Sousa Lima, JUFRA

 

Suplentes:

Ir. Ivone Rupolo, FPCC

Frei José Francisco de C. dos Santos, OFM

 

Conselho Fiscal:

Ir. Luzia Pereira Nunes, FPCC

Frei Vitório Mazzuco, OFM

Ir. Tânia Bulhões, FBA

 

Suplentes:

Ir Sueli Rubens Sendra, FD

Ir. Rosália Sehnem, FPCC