Notícias › 26/09/2017

Paróquias dedicadas a São Francisco preparam festa

Dia 4 de outubro a Igreja de todo o mundo celebra o Dia de São Francisco de Assis. Seja por sua história de vida que é exemplo de entrega a Deus por meio da pobreza, ou pela simplicidade e perseverança com que “reconstruiu a Igreja de Cristo”, São Francisco é um dos santos mais queridos e admirados pelos cristãos.

Para celebrar a data especial, as paróquias de nossa Arquidiocese dedicadas ao santo programaram diversos momentos de oração e festividades. Confira:

Santuário São Francisco de Assis – Asa Norte

O Santuário promove de 25 de setembro a 3 de outubro a novena em honra ao padroeiro. A cada dia a novena terá um tema diferente e será realizada dentro das celebrações. No dia 1º de outubro o celebrante será o arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha.

A programação conta também com apresentações teatrais, barraquinhas, momentos de oração, bingo e muito mais. Confira a programação completa clicando: http://ssfa.com.br/festa-de-sao-francisco-programacao/

 

Paróquia São Francisco de Assis I – Ceilândia Sul

O novenário terá início dia 25 de setembro e segue até o dia 4 de outubro. O tema geral da festa do padroeiro 2017 será: “AS BANDEIRAS DA VIDA DE SÃO FRANCISCO”.

Clique para ver a programação completa –  http://arquidiocesedebrasilia.org.br/ba/7276sao_francisco_eqnm_7.pdf

 

Paróquia São Francisco de Assis II – Ceilândia

A novena será de 26 de setembro a 4 de outubro, sempre dentro das celebrações. No dia 30 de setembro haverá bênçãos dos animais às 10h. No dia do padroeiro haverá procissão seguida de Missa e logo após será servido o caldo de São Francisco.

As festividades seguem até o dia 7 de outubro com Santa Missa, às 20h, e logo após, um jantar de confraternização e sorteio de uma rifa que tem como premiação uma bicicleta. Tanto o ingresso para o jantar quanto a rifa podem ser adquiridas na secretaria paroquial.

 

Segue a programação: http://arquidiocesedebrasilia.org.br/ba/6991qno_2____1.jpg

 

São Francisco de Assis, o mais santo dos italianos, renunciou toda a riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

(Fonte: Canção Nova)

 

Oração de São Francisco

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Rezemos

Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós.

 

Informações:

Santuário São Francisco de Assis – Asa Norte

Endereço: SGAN W5 Norte 915 Mód. A/B

Contato: 3447-7039

 

Paróquia São Francisco de Assis I – Ceilândia Sul

Endereço: EQNM 07/09 A.E. Mód. A – Sul

Contato: 3581-2251

 

Paróquia São Francisco de Assis II – Setor O

Endereço: QNO 20 conj. A lote 15 – Exp. do Setor O, Ceilândia

Contato: 3578-4006

 

Por Kamila Aleixo

Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias.php?cod=5830


Desfile Franciscano Pet

O Santuário São Francisco de Assis convida para o 1º Franciscano Pet.
Inscrições Gratuitas na Secretaria (3447-7039) ou pelo e-mail: familiarsanfra@hotmail.com
Data: 30 de Setembro
Horários:
• Concentração: 15h30
• Desfile: 16h
• Premiações: 16h45
• Encerramento: 17h

Regras de convivência:

• Não levar fêmeas no cio,
• Seu pet fica desconfortável em aglomeração? Se sim ele deve ficar na coleira, para desfrutarem bem o momento,
• Leve um “cata-caca” ou saquinho para recolher os dejetos do seu pet,
• Cada proprietário será responsável pelo seu pet, então fique de olho para mantermos uma boa convivência, harmonia e local limpo.

Critérios para seleção dos pets no desfile:

• Temática Franciscana,
. Qualidade e capricho na produção dos looks (roupinhas e adereços) dos pets;
• Criatividade;
• Inteiração entre dono e pet,
. Atuação no desfile (comportamento, “truques”, desenvoltura)

Jurados: Frei Fabrício, Frei Bernardo e Frei Rogério.

Premiação:
• 1º Colocado: Uma imagem de São Francisco, uma cama para o pet com motivo franciscano, uma plaqueta de identificação, brinde da Nutrina e 01 pacote de banhos (04 banhos + 01 hidratação) da Pet Free Noroeste
• 2º Colocado: Algum mimo franciscano, uma plaqueta de identificação, uma bandana, brinde da Nutrina e 01 Banho + 01 Tosa Higiênica + 01 Kit Higiênico (refil com cata caca) da Pet Free Noroeste
• 3º Colocado: Algum mimo franciscano, uma plaqueta de identificação, brinde da Nutrina e Terceiro ganhar: 01 Banho + 01 Hidratação + 01 Kit Petisco da Pet Free Noroeste.

Fonte: http://ssfa.com.br/desfile-franciscano-pet/

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com