Notícias › 11/07/2017

Oficinas Temáticas

OFICINAS TEMÁTICAS
(Sábado – Dia 5 de agosto – 16h às 18h)

Objetivos: 
Dinamizar o tema do capítulo a partir das raízes franciscanas nas temáticas propostas para cada oficina;
Ampliar experiências nas temáticas de cada oficina, possibilitando maior conhecimento e formação para serem aplicados na missão de Ser franciscano/franciscana;
Favorecer a participação dos inscritos nos debates, partilhas, dinâmicas e experiências práticas.

Metodologia:
1- Serão oferecidas seis oficinas conduzidas por facilitadores em cada temática, sendo estes convidados a partir de seu envolvimento e experiência prática com os temas;

2- Como gesto concreto cada oficina deverá produzir algo simbólico a ser apresentado no ofertório da celebração de encerramento do Capítulo no domingo.

3- Descrição das Oficinas:

  • Ecologia Integral: Refletir a partir da Laudato si e apresentar realidades e experiências das/dos franciscanas/os no cuidado da casa comum.
    Facilitadora: Moema Miranda OFS.
  • Famílias: Refletir o tema da misericórdia a partir das diversas realidades familiares, com situações e necessidades próprias. Utilizando para isso os recentes documentos da igreja e as exortações do Papa Francisco Amoris Laetitia com relação ao tema.
    Facilitador: Jefferson Eduardo Machado OFS.
  • Juventudes: Apresentar as diferentes realidades e experiências juvenis como forma de compreender a missão e evangelização das juventudes, a partir de seus contextos sociais, motivações, dificuldades e desempenhos. Inspirados e em sintonia com o Sínodo sobre os Jovens convocado pelo Papa Francisco para 2018.
    Facilitadora: Ana Carolina Miranda OFS.
  • Artes: Apresentar como na dança circular experimentamos a alegria e a harmonia do seguir juntos, passo por passo. Aprendendo também que não há erros, mas sim, outro jeito de fazer um mesmo passo. Que o importante é seguir em frente. A arte pode ser ferramenta importante de evangelização e missão. Facilitadora: Maria Aparecida Faustino OFS.
  • Espiritualidade Franciscana: Inspirar uma forma de vida espiritual alimentada pelo desejo ardente de possuir sempre mais intensamente a caridade e a misericórdia como resposta de amor ao Deus-amor, apresentando este fundamento como elemento central.
    Facilitador: Frei Vitório Mazzuco OFM .
  • Periferias Existenciais: Identificar e reconhecer as periferias da atualidade e como podemos atuar nelas. Tendo como inspiração nosso Pai Francisco de Assis e as exortações do Papa Francisco. Retomando a misericórdia como elemento central da missão franciscana.
    Facilitador: Frei José Francisco de C. dos Santos OFM

Resultado Esperado:
Proporcionar experiências dinâmicas nas temáticas apresentadas, a fim de que os participantes sejam multiplicadores dessas mesmas em suas fraternidades de origem. Compor um gesto concreto para cada oficina, colocando a disposição algo simbólico apresentado no ofertório da celebração de encerramento do capítulo. Reforçar o compromisso e missão da Família Franciscana do Brasil.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com