Notícias › 25/04/2017

Convocação Franciscana para as mobilizações de 28 de abril: nenhum direito a menos!

Conferência da Família Franciscana do Brasil

Sinfrajupe – Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia

Juventude Franciscana do Brasil

 

CONVOCAÇÃO FRANCISCANA PARA AS MOBILIZAÇÕES DE 28 DE ABRIL:

NENHUM DIREITO A MENOS!

 

“Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”.

NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

 

24 de abril de 2017

Queridas irmãs, queridos irmãos,

Paz e Bem!

 

Diante da atual conjuntura de retirada de direitos sociais da população e em resposta à convocação da CNBB para nos mobilizarmos contra a Reforma da Previdência, convocamos as irmãs e os irmãos a se juntarem na Greve Geral e nas mobilizações que ocorrerão na sexta feira, dia 28 de abril, em todo o Brasil.

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287/2016), o Projeto de Lei (PL 4.302/98) e a Reforma Trabalhista atingem diretamente a população brasileira através da Reforma da Previdência e da liberação da terceirização para todas as atividades. Tais reformas infringem os Art. 6º e 7º da Constituição Federal de 1988[i] e atacam os direitos sociais conquistados com muita luta pela sociedade civil.

 

Desta forma, em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e a diversas outras entidades, instituições e organizações, também nos posicionamos com a população brasileira, em proteção dos direitos sociais e dos mais pobres e vulneráveis. Animem suas Comunidades e Fraternidades para discutirem e agirem acerca desta temática, pronunciando nas Celebrações, realizando momentos de jejum e oração, e participando dos atos públicos.

 

Consideramos as palavras do Papa Francisco: “O amor […] é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor. O amor à sociedade e o compromisso pelo bem comum são uma forma eminente de caridade, que toca não só as relações entre os indivíduos, mas também as macro-relações como relacionamentos sociais, econômicos e políticos[ii]”.

 

Que neste tempo Pascal possamos superar todas as realidades de morte que ameaçam nossas vidas, cumprindo a nossa missão profética de fé cristã, nos unindo na construção de uma sociedade justa e fraterna.

 

Fraternalmente,

Frei Éderson Queiroz,OFMCap

Presidente da Conferência da

Família Franciscana do Brasil

Frei José Francisco,OFM

Diretor Executivo do Sinfrajupe

Washington Lima dos Santos,JUFRA/OFS

Secretário Fraterno Nacional da Jufra do Brasil

 

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: título II

Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo II

Dos Direitos Sociais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum p. 173
Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil 

 

1 Comentário para “Convocação Franciscana para as mobilizações de 28 de abril: nenhum direito a menos!”

  1. Frei Jose Alamiro Andrade Silva disse:

    Que alegria ver a Conferência da Família Franciscana do Brasil, a exemplo do que fez Francisco e Clara de Assis, dando um forte abraço nos excluídos/as (leprosos/as) de hoje ao convocar para a Greve Geral do dia 28 de abril próximo.
    Juridicamente está dando o abraço. Na prática, porém, esta ação é de uma minoria, pois a grande maioria dos franciscanos/as adotam a política do silêncio, da omissão e cumplicidade com os opressores dos empobrecidos/as.
    Que alegria ver que a Coordenação da CFFB está sendo o fermento na massa franciscana. Continuem, pois a massa está sendo levedada e daí pode surgir o Reino de Deus e sua Justiça.PAZ E BEM!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.