Notícias › 25/01/2018

Mensagem da CFFB ao 14° Intereclesial das CEBs

A Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB muito se alegra com a presença franciscana no 14° Encontro Intereclesial das CEBs, acontecendo nestes dias em Londrina-PR. A fraternidade franciscana, na concepção de São Francisco de Assis, é uma forma bonita, alegre e comprometida de viver o que as Comunidades Eclesiais de Base têm de mais genuíno, o Evangelho misturado com a realidade do povo, sendo fermento na história.

Francisco desejou ardentemente o Evangelho como nossa Forma e Regra de Vida, um Evangelho que não se enclausura, mas que se comunica nas relações de alteridade. Por isso, ele foi aos leprosos, ao Sultão, ao Papa, aos pobres de seu tempo, fomentando uma cultura de encontro e respeito, com os diferentes e despertando no coração humano, o desejo da Fraternidade Universal. Viver o Evangelho, como nossa Forma e Regra de Vida, no contexto urbano, tornou-se um desafio. Desafio não significa impossibilidade, mas nos provoca a criatividade num mundo plural.

Revitalizar nossas Fraternidades, no Espírito das Origens e no Espírito das CEBs requer uma engenheira nascida da intimidade com o Espírito Criador. A realidade urbana, onde muitos de nós vivemos, têm o direito de encontrar em nossa Vida Fraterna, uma bússola segura, em mares agitados por tantos vendavais, próprios da modernidade líquida. O ser franciscano não é uma peça de museu, mas alguém, encharcado pelo Evangelho, mergulhado na realidade existencial.

Desejo que a participação neste 14° Encontro Intereclesial das CEBs nutra de Esperança nossa Família aí tão bem representada e que vocês nos tragam bons ares, dos ares aí vivenciados.

Com fraternura,

Frei Éderson Queiroz,OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com