Eventos › 03/10/2018

JORFRAN: Encontro Nacional de Religiosas e Religiosos Franciscanos

Baixe em PDF  JORFRAN – Apresentação

Encontro Nacional de Jovens Religiosas e Religiosos Franciscanos

 

Brasília, 03 de outubro de 2018

Trânsito de São Francisco de Assis

JORFRAN: identidade, partilha e missão

 

No Capítulo Nacional das Esteiras, celebrado em Aparecida nos dias 03 a 06 de agosto de 2017, em Comemoração aos 800 anos do Perdão de Assis e 50 anos da fundação da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), emergiu um pedido das jovens e dos jovens religiosos franciscanos: um encontro nacional como espaço de aprofundamento da identidade franciscana, partilha de experiências e iniciativas missionárias comuns a ser promovido pela CFFB. Esse pedido foi prontamente acolhido pelo Conselho Diretor inserindo-se em uma das prioridades da Assembleia Geral Ordinária, realizada de 06 a 09 de agosto de 2015, em São Paulo: “Elaborar um plano de formação franciscana considerando o perfil das novas juventudes…”.

O primeiro encontro que acontecerá em Aparecida, nos dias 20 a 23 de junho de 2019, feriado de Corpus Christi deseja ser o primeiro passo nessa busca de reflexão, escuta e partilha. Todo encontro profundo exige disposição, tempo e lugar.

Serão as próprias jovens religiosas e religiosos a mapear a realidade, as interpelações, os desafios, a escolher a metodologia, a periodicidade e modalidade dos encontros vindouros, sejam locais, regionais ou nacionais, assumindo o protagonismo do processo desta iniciativa. Tudo isso em sintonia e comunhão com as formadoras e formadores, ministras e ministros gerais.

O critério de participação abrange as jovens e os jovens religiosos de votos temporários (junioristas) e aquelas e aqueles de até 10 anos de Votos Perpétuos.

A graça desse Encontro Nacional é precedida pela XX Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser celebrada em Roma, de 03 a 28 de outubro de 2018: “Juventude, fé e discernimento vocacional”. O Sínodo da Juventude, e porque não dizer o Encontro Nacional de Jovens Religiosas e Religiosos Franciscanos (JORFRAN), deseja ser lugar de escuta da voz, da sensibilidade, e da fé de jovens, mas também ouvir alegrias, angustias e dúvidas.

Convidamos todas as irmãs e irmãos a desde já, a se unirem em oração pelo êxito deste Encontro Nacional de Jovens Religiosas e Religiosos Franciscanos. Pedimos encarecidamente às formadoras e formadores, aos Conselhos Provinciais o apoio, acolhida e incentivo inserindo este Encontro na agenda das casas de formação e na programação provincial.

A Programação detalhada será elaborada por uma equipe de Assessoras e Assessores da CFFB e Jovens Religiosas e Religiosos, e em breve será divulgado nas mídias sociais.

A hospedagem e as despesas de viagem ficam a cargo de cada participante. Aparecida oferece muitas possibilidades. Exige-se dos inscritos a participação em todo o Encontro, chegar depois do início e sair antes, compromete a finalidade do encontro.

“Queridos jovens, o coração da Igreja é jovem precisamente porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente. Cabe a nós ser dóceis e cooperar nesta fecundidade. Nós o fazemos também neste caminho sinodal, pensando na realidade dos jovens em todo o mundo. Temos necessidade de recuperarmos o entusiasmo da fé e o gosto da busca. Precisamos encontrar novamente no Senhor a força para nos levantarmos das falências, de avançar, de fortalecer a confiança no futuro. Precisamos ousar novos caminhos, mesmo que isso envolva riscos. Devemos arriscar, porque o amor sabe arriscar; sem arriscar, um jovem envelhece, e a Igreja também envelhece. Portanto, precisamos de vocês, pedras vivas de uma Igreja com um rosto jovem, mas não maquiado: não artificialmente rejuvenescido, mas reavivado de dentro. E vocês nos provocam a sair da lógica do “sempre se fez assim” para permanecer de forma criativa nas pegadas da autêntica tradição.”

Papa Francisco

 

Frei Gilson Miguel Nunes, OFMConv.
Referencial da CFFB para o JORFRAN

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.