Notícias › 07/07/2017

Já me sinto realizado com as inscrições, diz Frei Gilson

Brasília (Sexta-feira, 07-07-2017) – A Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) encerrou as inscrições do tão esperado Capítulo Nacional das Esteiras 2017, em celebração pelos 800 anos do Perdão de Assis e 50 anos de fundação da Família Franciscana no Brasil, que acontecerá nos dias 03 a 06 de agosto em Aparecia/SP.

Na ocasião, o Coordenador Geral do Capítulo, Frei Gilson Nunes, OFMConv, fez um agradecimento aos inscritos, expressando as seguintes palavras: “já me sinto realizado com o quantitativo de inscrições, pois passamos do numero esperado de participantes”.

O Presidente da CFFB, Frei Éderson Queiróz, OFMCap, ainda destacou: “reconhecemos que juntos estaremos fortalecidos e unidos para realizar uma celebração histórica nesses 50 anos de caminhada da CFFB, na casa de nossa Mãe Aparecida”.

Coordenação do Congresso

Por sua vez, a Coordenadora da CFFB, Irmã Ildaci Soares Ferreira, CFA, relatou: “agradecemos imensamente o sim e a disposição de todos em participar desse grandioso evento. Isso reforça o sentido de pertencermos a uma grande família inspirada pelos ensinamentos e humildade de nosso Pai São Francisco de Assis.”

 

 

Da redação Eduardo Galizi Canuto, com informações CFFB.

 


PROGRAMAÇÃO


OFICINAS TEMÁTICAS
(Sábado – Dia 5 de agosto – 16h às 18h)
Objetivos:
Dinamizar o tema do capítulo a partir de raízes franciscanas nas temáticas propostas para cada oficina;Ampliar experiências nas temáticas de cada oficina, possibilitando maior conhecimento e formação para serem aplicados na missão de Ser franciscanos/franciscanas;Favorecer a participação dos inscritos nos debates, partilhas, dinâmicas e nas experiências práticas.

Metodologia:
1- Serão oferecidas 6 oficinas conduzidas por facilitadores de cada tema, sendo estes convidados a partir de seu envolvimento e experiência prática com as temáticas;

2- Cada facilitador/a poderá adequar o espaço disponibilizado no centro de eventos e solicitar a organização os itens necessários a essa adequação do ambiente;

3- A oficina deverá ter duração de 2 horas;

4- Como gesto concreto cada oficina deverá produzir algo simbólico a ser apresentado durante a caminhada que será realizada no último dia do capítulo. Para isso, poderá utilizar até 5 minutos, se for necessário;

5- Cada facilitador/a deverá solicitar com antecedência materiais que utilizará na oficina, além de informar a equipe organizadora qual será a ação concreta da oficina do qual será responsável.

6- Descrição das Oficinas:
Ecologia Integral: Refletir a partir da Laudato si e apresentar as realidades e experiências das/dos franciscanas/os no cuidado da casa comum. Facilitadora: Moema Miranda, OFS.

Famílias: Refletir o tema da misericórdia a partir das diversas realidades familiares, com situações e necessidades próprias. Utilizando para isso os recentes documentos da igreja e as exortações do Papa Francisco com relação ao tema. Facilitador: Jefferson Eduardo dos Santos Machado, OFS.

Juventudes: Apresentar as diferentes realidades e experiências juvenis como forma de compreender a missão e evangelização das juventudes, a partir de seus contextos sociais, motivações, dificuldades e desempenhos. Inspirados e em sintonia com o Sínodo da Juventude convocado pelo Papa Francisco. Facilitadora: Ana Carolina Miranda, OFS (Formadora Nacional da JUFRA de 2013-2016).

Artes: Revelar como as diversas expressões artísticas podem ser ferramentas importantes de evangelização e missão, ampliando os horizontes para a interação entre a mística franciscana e as artes com dinamismo e alegria. Facilitadora: Maria Aparecida Faustino, OFS.

Espiritualidade Franciscana: Inspirar uma forma de vida espiritual alimentada pelo desejo ardente de possuir sempre mais intensamente a caridade e a misericórdia como resposta de amor ao Deus-amor, apresentando este fundamento como elemento central. Facilitador: Frei Vitório Mazzuco, OFM.

Periferias Existenciais: Identificar e reconhecer as periferias da atualidade e como podemos atuar nelas. Tendo como inspirações as exortações do Papa Francisco e de São Francisco, que retomam a misericórdia como elemento central da missão franciscana. Facilitador: Frei José Francisco dos Santos, OFM.

Resultado:
Proporcionar experiências dinamizadas nas temáticas apresentadas, a fim de que os participantes sejam multiplicadores das mesmas nas suas fraternidades de origem. E compor um gesto concreto para cada oficina, colocado a disposição para a caminhada final do Capítulo, que reforce o compromisso e a missão da Família Franciscana no Brasil.


Orientações:

 


 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.