Notícias › 20/03/2018

Delegação franciscana no Fórum Alternativo Mundial da Água

Por Eduardo Galizi Canuto.

 

Até o dia 23 de março está acontecendo o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) em Brasília-DF, e a  Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), está  sendo representada pela Coordenadora da CFFB Márcia Regina Munari, Irmã Necilene Ferreira da Silva, IMC, e Mayara Ingrid do Conselho Diretor da CFFB, pela OFM, OFMCap, congregações religiosas femininas (TOR), OFS e JUFRA (JUFRA….#franciscan@snooFAMA)

 

 Fórum Alternativo Mundial da Água está acontecendo no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Em decisão tomada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em reunião com representantes de movimentos sociais. O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com endereço: SHCS – Brasília, DF, 70610-300, foi escolhido para ser a sede do Fórum Alternativo Mundial da Água, de 17 a 22 de março. Organizado por movimentos sociais, o evento busca ser uma opção não oficial ao 8º Fórum Mundial da Água, que já está acontecendo em Brasília e terminara em 23 de março.

Em reunião com representantes da organização do evento paralelo no Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg decidiu conceder o local e destinar um valor para o pagamento das despesas.

A organização do evento não é do governo, mas conta com o suporte de algumas unidades da administração pública. A Casa Civil está a frente dos trabalhos que envolvam negociações com mais de uma unidade de governo. Já a Secretaria Adjunta de Turismo, responsável pelo Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, toma conta de assuntos diretamente ligados à estrutura.

Os organizadores estimam a presença de 5 mil pessoas no Fórum Alternativo Mundial da Água.

 

Como chegar no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade?

Trajeto vindo do aeroporto: https://goo.gl/maps/AzxNcAS5ru42

Trajeto vindo da rodoviária interestadual: https://goo.gl/maps/zyFPV67gkSk

 

Expo do Fórum Mundial da Água

Em outro local está acontecendo o Expo do Fórum Mundial da Água que acontece no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, endereço: SRPN – Asa Norte, Brasília – DF, 70070-701.

Os participantes tem a oportunidade de mostrar produtos e serviços e fechar negócios. Inaugurada pelo Governador de Brasília o espaço de acesso exclusivo para inscritos pagantes, no estacionamento do estádio, possuem cinquenta e duas organização de diversos países, que terão oportunidade de exibir produtos e serviços e fechar negócios no 8º Fórum Mundial da Água.

O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga; o governador Rodrigo Rollemberg; e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; acompanhados de outras autoridades, abriram no domingo (18), a Expo do Fórum Mundial da Água.

Na tarde deste domingo (18), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou a Expo, espaço de entrada exclusiva para participantes inscritos (pagantes) no fórum: 7.983, segundo a organização.

O local vai funcionar até sexta-feira (23), das 9 às 21 horas, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Acompanhado do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o governador disse que a Expo será uma oportunidade para os países conhecerem o que cada um está fazendo de mais avançado na questão da água.

“Temos uma grande chance de produzir um legado para o planeta, de construir uma nova consciência em relação a esse bem tão precioso, o mais importante para o futuro da humanidade.”

Para o ministro, o encontro é muito oportuno porque ocorre em um momento em que a mudança climática teve como principal efeito no País a questão hídrica, com seca no Nordeste, crise no Sudeste e em Brasília.

“Vamos colher aqui experiências de países que estão em dificuldades, que a superaram e apontam caminhos. O Brasil, com seu know-how, tem muito a oferecer”, resumiu Sarney Filho.

Vila Cidadã tem atrações gratuitas

Desde sábado(17), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã, atração do fórum aberta à população, também no estacionamento do Mané Garrincha.

Das 9 às 21 horas, os visitantes verão experiências como a instalação Estação Antártica, que reproduz o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

O acesso é gratuito, mas requer credenciamento no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com os organizadores, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

 

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. A oitava edição ocupará o Mané Garrincha, com a Vila Cidadã —, e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde se concentrarão as palestras e os painéis.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

 

Expo – 8º Fórum Mundial da Água
Até 23 de março (sexta-feira)
No estacionamento do Mané Garrincha
Das 9 às 21 horas
Exclusivo para inscritos pagantes

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.