Notícias › 23/12/2017

Concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística

Ao menos duas obras serão premiadas pela Fundação Vaticana Cetesimus – Annus Pro Pontifice em 2019. O concurso internacional “Economia e Sociedade” está com inscrições abertas até 24 de maio de 2018 para publicações e trabalhos jornalísticos sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja Católica. Serão conferidos prêmios no valor total de 50 mil euros.

O prêmio tem como objetivo promover o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica e é conferido a cada dois anos, sendo a próxima edição em 2019.

Livro
A primeira categoria do concurso conferirá uma premiação no valor de 30 mil euros um livro. A obra deve ter sido publicada a partir de 1º de janeiro de 2009 e “distinguir-se pela sua original contribuição à explicação, aprofundamento ou aplicação da Doutrina Social da Igreja”, além de ter “uma reconhecida solidez doutrinal e qualidade excecional”.

“A Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice pretende premiar contributos que sejam compreensíveis pelo público em geral e que expressem com vigor um compromisso cristão na atividade económica e social”, lê-se no edital. De acordo com a fundação, o júri terá em consideração trabalhos publicados em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã. Se os vencedores forem mais do que um, o prémio será dividido entre eles.

Jornalismo
Denominada “Jornalismo e meios de comunicação social”, a segunda premiação distribuirá aos vencedores 20 mil euros. A fundação poderá subdividir a quantia entre dois ou mais trabalhos de jornalismo sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja. O júri levará em consideração trabalhos de “excecional qualidade publicados por meios de reconhecida importância nacional ou internacional a partir de 1 de janeiro de 2016 em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã”.

Edição de 2017
Neste ano, a cerimônia de entrega do Prêmio Internacional “Economia e Sociedade” ocorreu em 18 de maio, no Palazzo della Cancelleria por ocasião do Congresso Internacional da Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice, organizada em Roma e no Vaticano, entre os dias 18 e 20 de maio. O evento foi presidido pelo secretário do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

O prêmio principal foi atribuído a Markus Vogt, autor da obra “Prinzip Nachhaltigkeit. Ein Entwurf aus theologisch-ethischer Perspektive” (Princípio da sustentabilidade. Um rascunho de uma perspectiva teológico-ética). A obra foi publicada em Munique, na Alemanha, no ano de 2009. A versão premiada é a terceira edição, de 2013.

Para a seção especial dedicada ao trabalho de jornalismo, foram premiados trabalhos da França e da Alemanha:

Padre Dominique Greiner , pelo seu blog “La doctrine sociale sur le fil” (A Doutrina Social em tópico), publicado no site do jornal La Croix (www.doctrine-sociale.blogs.la-croix.com);

Burkhard Schäfers, para a transmissão de rádio “Oswald von Nell-Breuning – Foi von der katholischen Soziallehre geblieben ist”, sobre o padre jesuíta alemão considerado o fundador da Doutrina Social Católica. A série foi veiculada pela primeira vez no Deutschlandradio Kultur/Religion em 8 de março de 2015.

Saiba mais:

As obras poderão ser encaminhadas para o seguinte endereço:
Fondazione Centesimus Annus – Pro Pontifice
Segreteria del Premio Internazionale
Cortile San Damaso 00120 Città del Vaticano
centannus.award@foundation.va

http://www.centesimusannus.org

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.