Notícias › 06/01/2019

Carta Oficial – Solenidade da Epifania do Senhor

Baixe a Carta Oficial, clique aqui.

 

GUIADOS PELA ESTRELA (Mt 2,2)

 

Brasília, 06 de janeiro de 2019

“Um Menino nos foi dado” Is 9,6

Solenidade da Epifania do Senhor

Irmãs e Irmãos,

O Senhor lhes dê a paz!

Celebrar a Epifania do Senhor, revelando-se aos magos do Oriente, é abrir-se ao Deus que é de toda humanidade. Em diversos momentos da história da fé, tantos, inclusive a Igreja fez de Deus sua propriedade. Um deus a mercê de grupos, de teologias, de códigos canônicos, que justificava as instituições e os projetos humanos. Querer manipular Deus sempre foi uma tentação do humano. A pouco vivenciamos isso na campanha eleitoral.

Na manifestação aos magos, Ele surpreendente, quebra a possibilidade de deixar-se manipular. Uma estrela, uma noite, três homens, um encontro, caminhos novos fora da rota do opressor.

Numa Igreja feudal, Francisco, dribla o estabelecido, e o encontra fora dos muros de Assis: Leprosos, São Damião, Santa Maria dos Anjos. Portanto, o franciscanismo é a arte de deixar-se conduzir por Deus e não manipular Deus. O estabelecido está posto: riqueza, exploração, exclusão. Cabe a nós, nesta modernidade líquida, encontrar caminhos fora dos muros, junto aos que estão fora do “sistema” e fazer um caminho onde a jovialidade do Evangelho se revele em nós.

Por isso, a Conferência da Família Franciscana do Brasil, oferece aos irmãos e irmãs, algumas possibilidades de aggiornamento (atualização) e assim mantermos a chama do espírito.

Veja a programação para este ano:

JANEIRO
• Retorno das atividades na Sede da CFFB, 08 de janeiro.

FEVEREIRO
• Reunião do Conselho Diretor da CFFB. De 24 a 25 de fevereiro, na Sede da CFFB, em Brasília – DF.

MARÇO
• CERNEF (Centro de Renovação da Espiritualidade Franciscana) de 02 a 30 de março, no Seminário Santo Antônio, em Agudos – SP. Um tempo forte de encontro com Deus, consigo mesmo e com a criação, através da formação franciscana e convívio fraterno, com duração de 30 dias.

MAIO
• V Encontro dos Centros Acadêmicos Franciscanos do Brasil, de 02 a 04 de maio, na Sede da CFFB, em Brasília – DF. Com a diretoria dos Centros Franciscanos do Brasil.

• Encontro do Serviço de Animação Vocacional da CFFB (SAV), de 17 a 19 de maio, no Instituto São Boaventura (ISB), em Brasília – DF. Articular a Equipe de Animação Vocacional das entidades de vida religiosa franciscana.

JUNHO
• Reunião do Conselho Diretor com a Equipe de Coordenação dos Regionais. De 08 a 09 de junho, na Sede da CFFB, em Brasília – DF.

• I Encontro Nacional de Religiosas e Religiosos Franciscanos (JORFRAN), de 20 a 23 de junho, em Aparecida – SP. Espaço de aprofundamento da identidade franciscana, partilha de experiências e iniciativas missionárias comuns a ser promovido, tendo como público irmãs e irmãos de votos temporários até 10 anos de votos perpétuos.

• Retiro Nacional da CFFB para Religiosas e Religiosos da OFM, OFMCap, OFMConv, TOR, Clarissas, OFS, JUFRA de 24 a 29 de junho, em Maceió. Tema: O Seguimento do Cristo Pobre em São Francisco e Santa Clara. Assessoria: Frei Éderson Queiroz, OFMCap.

JULHO
• Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-amazônico, de 04 a 06 de julho, em Manaus – AM. Para toda a Conferência da Família Franciscana do Brasil.

• Celebração Inter-religiosa, comemorando os 800 anos do Encontro de Francisco com o Sultão. São Paulo, SP. Aguardando confirmação.

AGOSTO
• XVIII Assembleia Geral Ordinária da CFFB, de 22 a 25 de agosto, em Brasília – DF. Casa de Encontros Assunção. Público: Conselho Diretor, Provinciais, Ministras e Delegadas das Entidades Religiosas Franciscanas no Brasil.

2020 – ABRIL
• Experiência Assis, de 24 de abril a 31 de maio de 2020. Brasil e Itália. Público: jufristas, professos e professas na Ordem Franciscana Secular, e religiosas e religiosos franciscanos.

Esperamos que em breve, o Próprio para a Família Franciscana, Liturgia das Horas e o Lecionário da Família Franciscana, esteja disponibilizado para todos. Lembramos que, o Missal Franciscano (Santoral Franciscano), já está a venda na sede da CFFB.

Os Centros Franciscanos, como a ESTEF em Porto Alegre – RS, ITF em Petrópolis – RJ, Centro Franciscano em Piracicaba – SP, Instituto São Boaventura em Brasília – DF, Centro São Boaventura de Rondinha – SC, sempre oferecem cursos com temas franciscanos.

Nossa espiritualidade é um verdadeiro manancial a nos oferecer uma água refrescante em tempos de aridez em que vive a humanidade.

Informe-se, participe, esteja junto, some. Está Família é sua, é nossa!

Os magos viram uma estrela, souberam interpretar os sinais, os sinais estão aí, não nos façamos de despercebidos. Francisco nos oferecem um caminho a seguir, não fiquemos acomodados, chorando o passado, atônitos com o presente. A hora da graça é agora, que ela não nos encontre despreparados.

Com estima fraterna,

Frei Éderson Queiroz, OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.