Notícias › 22/07/2017

Após ser venerada na Rússia, relíquia de São Nicolau retorna

Bari – Retornará a Bari na sexta-feira, 28 de julho, o fragmento de 13 cm da costela esquerda de São Nicolau, que em 22 de maio passado – pela primeira vez em 930 anos (após o traslado da Turquia em 1087) – deixou a capital da Puglia da qual o Bispo de Myra é Padroeiro.

Exposta inicialmente em Moscou – onde foi venerada por dezenas de milhares de fiéis ortodoxos – e atualmente em São Petersburgo – a relíquia de São Nicolau retornará à Basílica Pontifícia em Bari após dois meses e sete dias.

A relíquia será entregue na manhã de sexta-feira, 28, pelas autoridades religiosas ortodoxas de Moscou. A chegada a Bari está prevista para a parte da tarde.

A transferência será a bordo de um voo direto privado, no qual será embarcado o relicário realizado pela Federação russa, decorado com preciosos relevos laterais que narram a vida e os milagres do Santo. As partes superior e anterior foram realizadas em vidro, para permitir que se possa ver o fragmento da costela do Santo.

“Concluiu-se assim – lê-se uma nota da Arquidiocese de Bari-Bitonto e da Basílica pontifícia de São Nicolau – um ulterior e importante evento religioso e ecumênico na terra de Bari, que envolveu os fiéis ortodoxos e católicos, unidos na comum devoção e intercessão pelo Santo Taumaturgo Nicolau; evento fruto de um acordo sem precedentes, alcançado após o histórico encontro entre o Patriarca Kirill de Moscou e de todas as Rússias e o Papa Francisco, realizado em 12 de fevereiro de 2016”.

O programa detalhado sobre as modalidades “de acolhida da relíquia por parte das autoridades civis e religiosas barenses será informado em uma coletiva de imprensa programada para a terça-feira 25 de julho, às 11 horas, no Salão da Basílica de São Nicolau, em Bari.

Entre os participantes, estará o Arcebispo da Arquidiocese de Bari e Delegado Pontifício para a Basílica dedicada ao Bispo de Myra, Dom Francesco Cacucci; o Prior da Basílica de São Nicolau, Padre Ciro Capotosto e o Coordenador do Comitê São Nicolau, Matteo Siciliano.

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2017/07/21/rel%C3%ADquias_de_s%C3%A3o_nicolau_retornam_a_bari_em_28_de_julho/1326273

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com